terça-feira, janeiro 15, 2008

O povo quer saber!

SEGUNDA ENQUETE DE 2008 encerrada, sobre o metro preferido para a poesia elegíaca, passemos ao cômputo dos votos! Antes, recordemos que as opções foram: a) dodecassílabo alexandrino; b) redondilha menor; c) sesquipedálico; e d) redondilha maior. Pois bem, dentre um vasto e representativo universo de 1 (um) votante, 1 (um) voto foi para a opção "d" (redondilha maior"), posteriormente identificada como predileção do Cid, manifesta após incidente juvenil, sobre o qual calou o votante, mas que o fez passar de uma redondilha menor para aquela maior. Nesse sentido, aplicando os princípios inquebrantáveis das ciências pitagóricas, temos que, para um universo onde o valor 1 (um) corresponde ao conceito de totalidade (ao qual atribuiremos, ao arbítrio, o valor 100, perfazendo a equação 1=100), um voto corresponde a 100% do universo de votos (se 1=100, então para todo conjunto composto por 1, corresponde o valor 100, quod erat demonstrandum, etc).

É isso aí, minha gente! O povo está com a redondilha maior e não abre! Que douta trouvaille! Lembra-me das imorredoiras palavras do grande Oswald:

Epitáfio

Eu sou redondo, redondo
Redondo, redondo eu sei
Eu sou uma redond’ilha
Das mulheres que beijei

Por falecer do oh! amor
Das mulheres da minh’ilha
Minha caveira rirá ah! ah! ah!
Pensando na redondilha

(Oswald de Andrade, Poesias reunidas).


Não percam, logo mais: nova enquete no Labirinto!

Nenhum comentário: