domingo, outubro 08, 2006

Em Mohács

NESTE SÁBADO, ESTIVE nas cercanias de Mohács, no sul da Hungria, onde acompanhei amigos locais. Dia interessante, em que ajudei na colheita de vinhas para produção de vinho tinto e conheci essa interessante cidade, palco da decisiva batalha que, no século XVI, assegurou a conquista da Hungria pelos turcos.


1. Cena típica da Hungria rural: pimentões secando ao sol, para mais tarde se transformarem no condimento "nacional", a páprica.


2. Este templo, no centro de Mohács, é um memorial à batalha travada contra os turcos em 29 de agosto de 1526, quando pereceu o rei Luís II, afogado num pequeno riacho durante a fuga de seu exército derrotado. Com isso, começou o domínio de 150 anos dos otomanos sobre a Hungria.

3. Estátua de um consternado Santo Estêvão, ao lado do templo da foto acima.


4. O Danúbio em Mohács. Uns dez quilômetros rio abaixo, na direção desta foto, está a fronteira com a Croácia.

terça-feira, outubro 03, 2006

Fotos. De novo!

1. Poste enfeitado na Országház útca, Cidade Velha.



2. Na Idade Média, a Táncsics Mihály útca, no extremo nordeste da Cidade Velha, era morada de judeus. Hoje, no número 26, existe um museu que exibe lápides encontradas no sítio de uma antiga sinagoga que existiu ali no século XV.

3. Detalhe do portão de uma das mansões da Úri útca ("rua dos lordes"). As casas dessa rua foram, originalmente, construídas por aristocratas e mercadores ricos. Muitas possuem fundações medievais. Destruídas em 1686 e 1944, passaram por intensa reconstrução na década de 1950.


4. Um guerreiro magiar: detalhe de uma das esculturas da fachada do Museu de História de Budapeste, no Castelo Real.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Enquanto isso, na zona eleitoral de Budapeste...

... DEU ALCKMIN AQUI. Com 47,62% dos votos, o tucano suplantou Lula (33,3%). Cristóvam Buarque cravou 9,52% dos votos e Heloísa Helena, 7,14%. Nulos e brancos somaram 2,38%.

Pois é, só acaba quando termina...

domingo, outubro 01, 2006

E lá vão mais fotos...

ESTAVA DEVENDO UMAS fotos que tirei no último fim de semana. Aqui estão, tiradas todas na região do Castelo Real e da Cidade Velha, em Buda:


1. Fonte do Rei Matias Corvino: situada no pátio noroeste do Palácio, a fonte, criada por Alajos Stróbl em 1904, mostra o rei renascentista Matias Corvino (Mátyás Corvinus), que reinou de 1458 a 1490. A imagem do rei liderando um grupo de caçadores ilustra um poema romântico de Mihály Vörösmarty, do século XIX, sobre o encontro do rei com a pastora Ilonka, que se apaixonam, comme il faut.



2. Estátua eqüestre do Príncipe Eugênio de Savóia: criada por József Róna, em 1900, fica no pátio oposto ao do grupo do Rei Matias, acima. Comemora a vitória das forças húngaro-austríacas sobre os otomanos na batalha de Zenta (1697), que assinala a mudança na sorte das Guerras Turcas do século XVII. Com efeito, dois prisioneiros turcos são mostrados aos pés do cavalo principesco (um apenas aparece na minha foto). Ao fundo, a cúpula neoclássica de Alajos Hauszmann, construída para substituir o domo neobarroco destroçado no embate entre os exércitos nazista e soviético, em 1944.


3. A grande ave Turul, na entrada do Palácio: criada para assinalar o milênio da conquista magiar do atual território húngaro, em 1896, essa estátua representa a mítica ave de rapina que conduziu os guerreiros magiares até as planícies do Danúbio.


4. Palácio Sándor: localizado na praça Szent György, na Cidade Velha, foi construído pelo Conde Vincent Sándor, em 1806, com projeto dos arquitetos Mihály Pollack e Johann Aman. Atualmente, é a residência do Presidente da República da Hungria. Na fachada oeste, abaixo da inscrição com a data, está o baixo-relevo dos deuses do Olimpo, obra dos escultores Richárd Török, Miklós Melocco e Tamás Körössényi.