terça-feira, maio 13, 2008

Tratado sobre os cismáticos paflagônios

CONTA-SE, EM CERTOS círculos iniciáticos da Paflagônia, que uma incisão mediana na escápula destra de São Pretextato Anfileu tem o condão de curar a escrófula, o prognatismo, a piorréia e a hipertricose. Fundamentados nessa tradição, que remonta ao Concílio de Novocastro (478) e às proposições de Quintus Petronius (De Panegiricum Hagiographicum Hibernensis, livro LXIII), erigiu-se uma liturgia de caráter nitidamente heurístico, com francos vestígios da corrente mitraica do Protonotário Apostólico Absalão Trimefítico (cujo triste apodo remente às deletérias emanações do terreno turfoso de seu quinhão natal, identificado pela tradição veronesa como uma aldeota localizada a 76 milhas e quatro côvados ao norte da atual East Lothian, arrasada até os alicerces durante a revolta de Mackett McKiefer, que os pictos honraram como Mack the Knife, em 457). Durante séculos, os eruditos compulsaram - não de todo em vão - os trezentos pergaminhos de Helicarnasso, buscando uma correlação visível entre o credo paflagônio e as superstições dos primeiros ascetas estilitas do Médio Danúbio, até que Hierão o Breve deu com as doutas linhas do seu De Mirifico Orbe (915):

"Dies irae, dies illa, solvent saeculum in favilla, teste David cum Sybilla, et in omnes postestades ergo flammis acribus adictis. Ab ovo est fulgendum quomodo cuntactus est requiem -- Eli, Eli lamah sabactani -- quod uxorit Caesar, non tollit Claudius -- et in multa pecunia voluntat Hominem et al..." (desnecessário dizer que o original deste insubstituível volume pereceu no incêndio da Bodleiana, em 1713).

Rudolph Gottlib restaurou esse preceito junto a seu culto neo-mitraico em Colônia, nos primeiros anos do século XIX, apenas para ver esse ramo do mistério eleusino desaparecer com a perseguição a seus acólitos, cujo derradeiro, Milfred von Steinbrück, foi enforcado como desertor na Guerra Franco-Prussiana, nos arredores de Coblenz, numa cinzenta manhã de 17 de novembro de 1871.

(N. do E.: Na figura acima, vemos gravura de runas encontradas em Magdeburgo, ditas "de Hieronis", que os estudiosos apontam como os primeiros vestígios dos ritos iniciáticos paflagônios para além do Elba).